Desde a tarde do último sábado quando começou o verão, são grandes as expectativas daqueles que tiram o seu sustento do campo. Afinal, para quem planta, saber o que o clima reserva é imprescindível para uma safra generosa ou momentos de preocupação. Temperaturas muito altas ou muito baixas acabam influenciando no desempenho das lavouras que estão terminando de ser plantadas em toda a região. Saber como o tempo vai se comportar durante o desenvolvimento das plantas é importante para os produtores planejarem investimentos.
Na edição desta segunda-feira, o Diário trará uma matéria sobre as previsões climáticas para as lavouras que já foram plantadas. O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) divulgou, recentemente, um boletim com as previsões climáticas para os três meses de verão quanto às chuvas e algumas dicas para os agricultores se adaptarem às condições climáticas. Neste verão, temperaturas e chuvas devem ficar dentro dos padrões de normalidade. Esses padrões são calculados com base em dados coletados ao longo dos últimos 30 anos.
Uma das principais culturas da região, a soja, tem o seu desenvolvimento inicial considerado como muito bom, com pouca incidência de pragas e doenças, sem necessidade de maior controle. Porém, a preocupação de muitos agricultores, no momento, é com a possibilidade de ataque da lagarta Helicoverpa e seus possíveis danos à produção.
Confira uma matéria completa sobre o assunto na edição impressa do Diário desta segunda-feira.